A beleza do Vale das Cachoeiras atrai turistas de Rondônia e de outros lugares. O palco já é considerado um dos mais interessantes pontos turísticos ecológicos de Rondônia e apesar de tamanha beleza, pelo menos 80% da população de Rondônia ainda desconhece o Vale.
Para chegar ao local, o turista precisa de muita disposição e um pouco de preparo físico para enfrentar uma descida de mais de 120 degraus, depois de uma caminhada de 600m de trilhas em meio à mata. Um desafio que vale ainda mais a pena quando o turista se depara com macacos, capivaras, veados e outras espécies de animais silvestres, além de desfrutar de dois locais de banho próximos às cachoeiras.
Localizada na região central da capital de Rondônia, a Praça Aluísio Ferreira se firma como um patrimônio popular municipal. Passando por diversas modificações no decorrer da história de Porto Velho, vai se remodulando e continua sendo um bom local para encontro de amigos. A praça oferece estrutura de barracas que vendem comidas típicas e um palco que possui apresentações culturais aos finais de semana.
Tradição de origem portuguesa, a Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais cultuadas em Rondônia. Trata-se de um verdadeiro ato de fé e religiosidade entre cristãos e visitantes dos mais diversos lugares do Brasil. A festa consegue reunir centenas de fiéis nos meses de abril, maio e junho num memorável e belo espetáculo. Segundo moradores, o Divino é festejado desde 1899, mas a origem está em Portugal, sendo oficializada pela rainha Dona Isabel, em peregrinações feitas por cristãos que carregavam uma bandeira com o símbolo do Divino, a pomba.
O Parque Nacional Pacaás Novos atualmente é um parque aberto para pesquisares de fauna e flora, pois possui uma biodiversidade imensa. O Ministério do Turismo está com um processo em andamento para a abertura do parque para atividade turística. Contudo, os Instituto Chico Mendes ICMBio, gestor do parque autoriza visitação controlada, para fins turísticos sem remuneração. Pois a Gestão atual acredita que ao conhecer as belezas do Parque as pessoas ajudaram a conservar o meio ambiente.
Em 22 de fevereiro de 2.009, numa Celebração na Comunidade Sagrada Família o Pároco, Pe. Roberto Sottara, e o Pe. Jaymir Bada, últimos, Padres Combonianos, entregam a Paróquia à Diocese de Ji–Paraná, e partiram para novas fronteiras. Já o Pe. Mansueto Dal Maso continua conosco, nesta data a Paróquia era composta por 93 comunidades na zonas urbana e rural.
Aos Padres Combonianos de um modo geral, só temos a agradecer, pois em outubro do ano anterior o povo elegeu Pe. Franco Prefeito de Cacoal - pelo carisma e pelo trabalho social que sempre fez pelo povo.
Os primeiros Padres Diocesanos a virem trabalhar em Cacoal foram os padres: Marcos Laurindo Bento (pároco), Antonio Hammes e Joceir Elias de Souza.
Atualmente, a Paróquia Sagrada Família tem como Pároco Pe. Johnnis Marthis Parteli, e os vigários paroquiais os padres: Martson Adriano de Oliveira Melo e Silvio Pedreira Ferreira.
Em 07 de janeiro de 2018 em uma solene Celebração presidida por Dom Bruno Pedron, Bispo