Em Porto Velho os rios estão pra peixe!, considerada a única capital brasileira com potencial para pesca esportiva, possui a maior ictiofauna biográfica do planeta. Cidade do Norte do Brasil, localizada à margem direita do Rio Madeira onde foram catalogados mais de 800 espécies de peixes.
Em 22 de fevereiro de 2.009, numa Celebração na Comunidade Sagrada Família o Pároco, Pe. Roberto Sottara, e o Pe. Jaymir Bada, últimos, Padres Combonianos, entregam a Paróquia à Diocese de Ji–Paraná, e partiram para novas fronteiras. Já o Pe. Mansueto Dal Maso continua conosco, nesta data a Paróquia era composta por 93 comunidades na zonas urbana e rural.
Aos Padres Combonianos de um modo geral, só temos a agradecer, pois em outubro do ano anterior o povo elegeu Pe. Franco Prefeito de Cacoal - pelo carisma e pelo trabalho social que sempre fez pelo povo.
Os primeiros Padres Diocesanos a virem trabalhar em Cacoal foram os padres: Marcos Laurindo Bento (pároco), Antonio Hammes e Joceir Elias de Souza.
Atualmente, a Paróquia Sagrada Família tem como Pároco Pe. Johnnis Marthis Parteli, e os vigários paroquiais os padres: Martson Adriano de Oliveira Melo e Silvio Pedreira Ferreira.
Em 07 de janeiro de 2018 em uma solene Celebração presidida por Dom Bruno Pedron, Bispo
Ótimo lugar para refrescar a mente e o corpo nestes dias de intenso calor.O balneário tem muitas opções de lazer, descanso e de alimentação,além da ótima receptividade do proprietário Antônio Domingos,repete com orgulho o seu slogan “O homem e a natureza dividindo o mesmo espaço”,para cada visitante que recepciona.O mais fascinante no balneário, e o visitante poder alimentar os peixes, tambaqui e jaturana.O local tem cachoeiras, piscinas, churrasqueira, restaurante e chalés. O acesso é pela Estrada do Cemitério, linha 4ª no setor Chacareiro em Candeias do Jamari.
comunidade do Cuniã encontra-se dentro de uma Reserva Extrativista: a RESEX do Lago do Cuniã, localizada na zona rural do município de Porto Velho (capital do estado de Rondônia) e a uma distância de 130Km do centro urbano deste município. Esta comunidade contabilizava, até o final de 2018, uma área de 55.850 hectares e foi criada através de um Decreto Presidencial que data 10 de novembro de 1999, quando tornou-se de fato uma unidade de conservação federal do Brasil. Contudo, no dia 26 de dezembro de 2018, por meio do Decreto de número 9.638, a reserva foi ampliada e soma, desde então, algo em torno de 74.659 hectares.
A capela é uma das raras heranças do antigo município de Santo Antônio do Rio Madeira, que pertencia ao Mato Grosso, criado em 1908, extinto e anexado a Porto Velho em 1944, quando foi instalado o Território Federal do Guaporé.
O início da construção da capela remonta ao ano 1910, realizada com doações de devotos e de diretores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para aquisição do terreno e para erguer o templo. A inauguração oficial se deu em setembro de 1914. Com a extinção do município de Santo Antônio, que chegou a ter três mil habitantes, a população foi se mudando para Porto Velho e o local foi ficando deserto, tendo o teto da capela desabado. Foi feita uma campanha para a reconstrução do prédio, que guardou algumas das características originais.
A igreja (normalmente) fica aberta diariamente para visitação, com missas celebradas aos domingos às 10 horas. Possui uma festa anual, dia 13 de junho, com uma semana de atividades, que culminam com o arraial no dia de Santo Antônio.
A Catedral Sagrado Coração de Jesus em sua estrutura externa apresenta estilo romano, tendo em seu interior inspiração no gótico. As pinturas originais de cunho religioso no interior da catedral foram executadas pelo padre Ângelo Cerri e por Afonso Ligório. Os vitrais que a circundam, com temas da Via Sacra, foram todos doados pela comunidade portovelhense. Recentemente sofreu reforma e restauração em seu interior, modernizando, na medida do possível, suas estruturas, ao mesmo tempo em que conserva sua história.