A Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia é o maior teatro da Região Norte, superando o Teatro Amazonas, em Manaus, e o Teatro da Paz, em Bélem. Com capacidade para comportar cerca de 1100 pessoas, está localizado no prédio principal, de frente para a Avenida Presidente Dutra em Porto Velho, capital de Rondônia. Sua administração pertence ao Governo do Estado de Rondônia, tendo sido inaugurado no dia 25 de outubro de 2014. O complexo é construído sobre uma área interna de 2276m², sendo constituído por um palco modelo italiano, moderna tecnologia para montagem de diversos tipos de espetáculos (cênicos, audiovisuais e musicais) e de grande porte, elevador de fosso de orquestra, dois camarins coletivos e sala de ensaio, área administrativa e de produção, 1.100 poltronas ergonômicas, com poltrona para pessoas obesas, áreas reservadas para cadeiras de rodas e amplo hall e foyer com toaletes, atendendo a legislação de acessibilidade.
Fincado no centro da antiga Porto Velho, o Mercado Cultural inicialmente denominado Mercado Municipal, representa um dos símbolos da nossa Capital. Criado em 1913, pelo Superintendente Major Guapindaia, passou por reformas e adaptações na administração do Prefeito Joaquim Augusto Tanajura, porém só foi consolidado e inugurado oficialmente pelo Prefeito Ruy Brasil Cantanhede, em 1950. Construído no estilo colonial, abrigou no passado um comércio forte de estivas e mercadorias em geral, peixarias, açougues, frutas, legumes e verduras, etc. Podia-se encontrar ali também material de construção, botecos, sorveterias, barbearias e também muitas guloseimas como açaí, tacacá, sandubas de “boi-ralado”, cachorros quentes, pasteis e mingaus dos mais variados sabores. Lá também podia-se encontrar materiais para caça e pesca, peles de animais selvagens, armas e munições.
A Catedral Sagrado Coração de Jesus em sua estrutura externa apresenta estilo romano, tendo em seu interior inspiração no gótico. As pinturas originais de cunho religioso no interior da catedral foram executadas pelo padre Ângelo Cerri e por Afonso Ligório. Os vitrais que a circundam, com temas da Via Sacra, foram todos doados pela comunidade portovelhense. Recentemente sofreu reforma e restauração em seu interior, modernizando, na medida do possível, suas estruturas, ao mesmo tempo em que conserva sua história.
Parque Botânico,A beleza e tranquilidade do local atraem muitos Turistas o parque tem uma passarela e, cerca de 1,5 mil metros de trilha estão distribuídos numa área de 12,8 hectares, onde as pessoas podem ter contato com a natureza.Ao longo da extensão da trilha, as árvores possuem placas com o nome popular e científico para identificar todas as espécies existentes no local. Além disso, o Parque Botânico possui 50 placas com QR Code, onde o visitante consegue acessar o Guia Zoobotânico e ter a informação de tudo que existe dentro do parque.
No ano de 1976 foi construído um Barraco, ao lado da Igreja hoje, celebrações da Palavra, construíram uma Igreja de madeira onde vinha um sacerdote de Cacoal celebrar missa. A primeira missa de Rolim de Moura, foi celebrada no dia 14 de fevereiro de 1978, pelo Pe. Franco Vialeto, da Paróquia de Cacoal e a Irmã Iolanda, que acompanhou o vigário naquela viagem, a Padroeira local ficou sendo Nossa Senhora Aparecida. As famílias fundadoras foram: Sebastião Francisco Nobre, João Batista (Batistão), Dirce, Eufrazio, Jair Bonifácio Ferreira.
Em 1980, foi construída, uma Igreja de madeira serrada, foi desmanchada para construir a Igreja Matriz, no dia 22 de Março de 1986, Pe. Tiago, já estava deixando a Paróquia e em abril de 1986 com Pe. João Horan e Irmã Catarina Pratissoli várias reuniões do Conselho de Pastoral Comunitário, Conselho Pastoral Paroquial e outros, neste ano havia na cidade oito Comunidades.