O Plano do Forte Príncipe da Beira foi elaborado por volta de 1775, com sua construção dirigida por Sambuceti e começou em 20 de junho de 1776, quando foi colocada a pedra fundamental, sendo inaugurado em 20 de agosto de 1783, construído com mão de obra de brancos, escravos e índios.
O Forte foi abandonado após a Proclamação da República, em 1889, sendo saqueado nos anos seguintes, passando anos sem a devida atenção. Em 1950, o Forte foi finalmente tombado pelo SPHAN, e, desde 2007, o Iphan e o Exército Brasileiro desenvolvem atividades de restauração do Forte.
O Forte Príncipe da Beira era uma verdadeira cidadela de pedra, assentado em terrapleno. Suas muralhas eram de sólida cantaria, com 10 metros de altura. Possuía 970 metros de perímetro e 4 baluartes armados com 14 canhoneiras, cada.
Localizada na porção central da cidade de Ariquemes, entre a Avenida Jamari e Avenida Capitão Silvio no Setor das Áreas Especiais. Possuindo três quadras poliesportivas, pista de caminhada que contorna a praça, palco para apresentações, academia popular, e espaço para descanso e lazer, área gramada e arborizada. Na época do natal é onde se localiza a árvore gigante,que em 2019 teve 54 metros de altura, com espaço para barracas e exposições.
As três Caixas d’ água Também conhecidas como As Três Marias, as caixas d'água ficam no centro da cidade, na praça de mesmo nome. A primeira foi erguida em 1910 e as outras duas em 1912. Foram projetadas e construídas pela Chicago Bridge & Iron Works, de Chicago conforme informações contidas em placa de ferro fundido, cravadas nas pilastras de cada uma delas. São três tanques de forma cilíndrica, cobertos com chapas de metal de forma cônica, e a base em formato côncavo. Cada tanque está elevado do chão por quatro colunas de ferro feitas em treliça sobre fundação de concreto. Estão circundados à altura do bojo, por uma passarela com parapeito metálico de treliça por onde se chega através de uma escada. Cada reservatório possui capacidade para 200.000 litros e serviram para abastecer a cidade de Porto Velho até o ano de 1957, funcionando por ação da gravidade.
A loja **Aarte e Pesca**, localizada em Ji-Paraná, Rondônia, é referência no segmento de equipamentos e acessórios para pesca, caça e atividades ao ar livre. Oferecendo uma ampla variedade de produtos como varas, iscas, anzóis, roupas apropriadas e itens de camping, a loja atende tanto a pescadores amadores quanto profissionais. Com foco na qualidade e no atendimento especializado.
Estamos funcionando todos os dias, das 09:00 ás 18:00, o Valor da taxa de entrada: 10,00 R$ por pessoa, crianças até 12 anos não pagam. Proibido entrada de bebidas e comidas. Temos restaurante no local, estamos aguardando todos vocês.
Rodizio de peixes regionais, Carne de Sol, Caldeirada de Dourado, Moqueca de Pirarucu e Galinha Caipira.Aberto de Terça à Domingo e Feriados, horário de atendimento das 11hrs às 15h, espaço climatizado, um ambiente familiar, com uma bela vista para o Rio Madeira , agendamentos para confraternizações de empresas e receptivos de grupos de turistas.