A beleza do Vale das Cachoeiras atrai turistas de Rondônia e de outros lugares. O palco já é considerado um dos mais interessantes pontos turísticos ecológicos de Rondônia e apesar de tamanha beleza, pelo menos 80% da população de Rondônia ainda desconhece o Vale.
Para chegar ao local, o turista precisa de muita disposição e um pouco de preparo físico para enfrentar uma descida de mais de 120 degraus, depois de uma caminhada de 600m de trilhas em meio à mata. Um desafio que vale ainda mais a pena quando o turista se depara com macacos, capivaras, veados e outras espécies de animais silvestres, além de desfrutar de dois locais de banho próximos às cachoeiras.
comunidade do Cuniã encontra-se dentro de uma Reserva Extrativista: a RESEX do Lago do Cuniã, localizada na zona rural do município de Porto Velho (capital do estado de Rondônia) e a uma distância de 130Km do centro urbano deste município. Esta comunidade contabilizava, até o final de 2018, uma área de 55.850 hectares e foi criada através de um Decreto Presidencial que data 10 de novembro de 1999, quando tornou-se de fato uma unidade de conservação federal do Brasil. Contudo, no dia 26 de dezembro de 2018, por meio do Decreto de número 9.638, a reserva foi ampliada e soma, desde então, algo em torno de 74.659 hectares.
A Serra dos Parecis é o melhor lugar para se conhecer em Guajára-Mirim e o percurso pode ser feito de carro ou a pé (40min caminhada nível leve) até o mirante, a partir do portão de entrada na estrada após o frigorífico. Chegando lá você verá algumas torres de transmissão desativadas assim como algumas construções abandonadas em ruínas e a trilha de 200 metros até o mirante que lhe dá uma visão panorâmica linda de todo o planalto. Muito lindo!