Inaugurada em dezembro de 2003, a praça tornou-se um dos principais pontos turísticos do município por sua exuberante paisagem natural e arquitetônica. Peixes de várias espécies podem sem vistos no lago que a cerca, além de aves que dão um toque especial ao local. O complexo da praça ainda abrange o novo prédio da Prefeitura, anfiteatro, Teatro Municipal e um grande espaço para shows, com capacidade para 25.000 pessoas ou mais. “Shows dos fins de anos, Carnavais, Aniversários da Cidade e muitos outros eventos”.Uma das principais atrações turísticas de Ouro Preto do Oeste é sem dúvidas a Praça da Liberdade, a qual é considerada como uma das praças mais bonitas do estado de Rondônia pelo aproveitamento da paisagem natural repleta de arborização, além de possuir um lago e grandes rochas.
Localizado em Porto Velho, é o maior shopping center do Estado de Rondônia. Possui aproximadamente 44 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e recebe 750 mil consumidores mensalmente. Inaugurado em 30 de outubro de 2008, o shopping passou por uma expansão de 14 mil m² de ABL, em novembro de 2013. Com isso, o Porto Velho Shopping é atualmente o 4º maior shopping em funcionamento da Região Norte do Brasil.
O empreendimento mudou a vida social de toda a população rondoniense. O hábito de ir ao shopping atrai 40 mil visitantes em fins de semana e vésperas de comemorações.
Cacoal Selva Park é um hotel-fazenda e parque aquático, localizado no município de Cacoal, em meio à natureza.
Uma área rural preservada há mais de 20 anos que se tornou uma das principais áreas de lazer da região e do estado. Possui estruturas ecológicas, que atualmente contam com cabanas equipadas para acomodação familiar, pedalinhos, rodas d'água, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurante, lanchonetes, animais silvestres em exposição, trilhas, dentre outros.
O encontro das águas dos rios Mamoré e Pacaás Novos, na zona rural de Guajará-Mirim (RO), se tornou um fenômeno exuberante que atrai diariamente dezenas de turistas brasileiros e de outros países.
O ponto de encontro dos rios, na fronteira do Brasil com a Bolívia, ocorre quando a água escura do Pacaás e a barrenta do Mamoré formam uma linha de divisão que percorre vários quilômetros, sem se misturar.