Museu Palácio da Memória Rondoniense (Mero) é uma iniciativa caráter governamental. Tem como objetivo fomentar a cultural regional por meio do espaço museal. Localizado no antigo Palácio do Governo, reúne os acervos do Museu Estadual de Rondônia, as obras de artes do Estado e o Centro de Documentação Histórica. O espaço apresenta exposição temporária e de longa duração. Os acervos, documentos e obras estão disponíveis para consulta e pesquisa ao público geral. Atualmente o Museu conta com um laboratório de analise arqueológica, sala de pesquisa, salas de exposição e auditório. Este espaço agrega não só acervos históricos e pré-históricos, bem como a cultura e a memória local.
Em 22 de fevereiro de 2.009, numa Celebração na Comunidade Sagrada Família o Pároco, Pe. Roberto Sottara, e o Pe. Jaymir Bada, últimos, Padres Combonianos, entregam a Paróquia à Diocese de Ji–Paraná, e partiram para novas fronteiras. Já o Pe. Mansueto Dal Maso continua conosco, nesta data a Paróquia era composta por 93 comunidades na zonas urbana e rural.
Aos Padres Combonianos de um modo geral, só temos a agradecer, pois em outubro do ano anterior o povo elegeu Pe. Franco Prefeito de Cacoal - pelo carisma e pelo trabalho social que sempre fez pelo povo.
Os primeiros Padres Diocesanos a virem trabalhar em Cacoal foram os padres: Marcos Laurindo Bento (pároco), Antonio Hammes e Joceir Elias de Souza.
Atualmente, a Paróquia Sagrada Família tem como Pároco Pe. Johnnis Marthis Parteli, e os vigários paroquiais os padres: Martson Adriano de Oliveira Melo e Silvio Pedreira Ferreira.
Em 07 de janeiro de 2018 em uma solene Celebração presidida por Dom Bruno Pedron, Bispo
Localizado em Porto Velho, é o maior shopping center do Estado de Rondônia. Possui aproximadamente 44 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e recebe 750 mil consumidores mensalmente. Inaugurado em 30 de outubro de 2008, o shopping passou por uma expansão de 14 mil m² de ABL, em novembro de 2013. Com isso, o Porto Velho Shopping é atualmente o 4º maior shopping em funcionamento da Região Norte do Brasil.
O empreendimento mudou a vida social de toda a população rondoniense. O hábito de ir ao shopping atrai 40 mil visitantes em fins de semana e vésperas de comemorações.
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912. Estende-se por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, cidades fundadas pela EFMM. Após duas tentativas fracassadas para a sua construção no século XIX, espalhou-se o mito de que, mesmo com todo o dinheiro do mundo e metade de sua população trabalhando nas suas obras, seria impossível construí-la. O empreendedor estadunidense Percival Farquar aceitou o desafio e teria afirmado "(...) vai ser o meu cartão de visitas". Foi a primeira grande obra de engenharia civil estadunidense fora dos Estados Unidos após o início das obras de construção do Canal do Panamá, na época então ainda em progresso.
Inaugurada em dezembro de 2003, a praça tornou-se um dos principais pontos turísticos do município por sua exuberante paisagem natural e arquitetônica. Peixes de várias espécies podem sem vistos no lago que a cerca, além de aves que dão um toque especial ao local. O complexo da praça ainda abrange o novo prédio da Prefeitura, anfiteatro, Teatro Municipal e um grande espaço para shows, com capacidade para 25.000 pessoas ou mais. “Shows dos fins de anos, Carnavais, Aniversários da Cidade e muitos outros eventos”.Uma das principais atrações turísticas de Ouro Preto do Oeste é sem dúvidas a Praça da Liberdade, a qual é considerada como uma das praças mais bonitas do estado de Rondônia pelo aproveitamento da paisagem natural repleta de arborização, além de possuir um lago e grandes rochas.