O município São Francisco do Guaporé foi criado pela Lei nº 644, em 27 de dezembro de 1995, sancionada por Valdir Raupp de Matos, governador do estado de Rondônia. Na fase de instalação, o governador Raupp nomeou José Aleixo da Silva para o cargo de administrador do município, prefeito tampão.A instalação do município São Francisco do Guaporé foi realizada no dia 1º de janeiro de 1997 com a posse dos primeiros vereadores, do primeiro prefeito e da vice-prefeita, eleitos em 1996. Portanto, as comemorações de aniversários do município de São Francisco do Guaporé são 27 de dezembro data de sua criação e primeiro de janeiro data de sua instalação. Com a instalação do município ocorre a sua emancipação politica.
O Festival de Praia em Costa Marques tem em seu contexto histórico um posicionamento turístico natural com suas belezas ecológicas que são as reservas naturais repletas de animais exóticos e cachoeiras disponibilizadas a passeios turísticos. Nos dias atuais pode ser considerado como Internacional, pela frequência maciça de Bolivianos oriundos de cidades como Santa Cruz de La Sierra. A praia fica no meio do Rio Guaporé.
As três Caixas d’ água Também conhecidas como As Três Marias, as caixas d'água ficam no centro da cidade, na praça de mesmo nome. A primeira foi erguida em 1910 e as outras duas em 1912. Foram projetadas e construídas pela Chicago Bridge & Iron Works, de Chicago conforme informações contidas em placa de ferro fundido, cravadas nas pilastras de cada uma delas. São três tanques de forma cilíndrica, cobertos com chapas de metal de forma cônica, e a base em formato côncavo. Cada tanque está elevado do chão por quatro colunas de ferro feitas em treliça sobre fundação de concreto. Estão circundados à altura do bojo, por uma passarela com parapeito metálico de treliça por onde se chega através de uma escada. Cada reservatório possui capacidade para 200.000 litros e serviram para abastecer a cidade de Porto Velho até o ano de 1957, funcionando por ação da gravidade.,
O Projeto "Quelônios do Guaporé" é uma iniciativa da comunidade ribeirinha representada pela Ecovale (Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé) e consiste na preservação das tartarugas que desovam nas praias do Guaporé, contra a predação humana e animal, salvaguardando, em bancos de proteção, os ovos e filhotes por certo tempo até sua devolução à natureza. Há estimativa, conforme ambientalistas, de que mais de dez milhões de quelônios tenham sido soltos na natureza através do projeto.
Somos uma marca de produtos regionais!!! Nosso propósito é fomentar a cultura, valorizar ,e semear a IDENTIDADE e PERTENÇA do estado de RONDÔNIA!!!
Desconto de 5% pagamento no pix, válido para as camisetas.